domingo, 8 de fevereiro de 2009

Luz no fim do túnel....



Acredito que a maioria das pessoas pensem que a Psiquiatria é uma áera muito pesada, muito triste da Medicina. Não discordo na maioria das vezes, mas já me peguei em várias situações alegres e engraçadas, com pacientes que por mais duro o momento que estejam passando, tentam levar o problema de um modo um pouco menos drástico, ou também alguns pacientes realmente não tem noção do que estão dizendo (mas esses geralmente também não tem mais noção do que estão passando).
Uma vez tive o prazer de conhecer uma dessas pessoas. Era uma paciente internada por possuir o Transtorno Afetivo Bipolar (explicado mais tarde). Nova, uns 30 anos no máximo e umas das poucas pacientes que vi "de boa" ali (claro, ela ainda estava em sua maníaca, fase do bom humor exaltado, por isso estava assim....). Mas sua história já não era tão "feliz" como aparentava. Vinda de um bairro humilde da cidade, contou que em sua casa não se dava bem com o marido e muito menos com os vizinhos, e relatou vários episódios em que os vizinhos jogaram pedras e até urina nela (isso por era ser considerada como "louca"). Não aguentando mais os maltratos e associado a um dos seus episódios maníacos, ela simplesmente saiu de casa andando pelas ruas da cidade (se não me engano andou horas e horas sem rumo....o que por sinal já ouvi mais de um relato desse com pacientes bipolares). Chegou a ficar em uma casa abandonada com alguns homens que nem conhecia antes de ser internada.
O motivo real pelo qual foi internada infelizmente não me lembro, mas certamente estava associado a sua saída de casa...
Lembro que até hoje ela foi a única paciente que não queria ir embora do hospital. Me dizia que gostava de lá, pois lá ela tinha roupa, comida e todos a tratavam bem, porque iria querer ir embora?
No hospital ria, cantava rock e era especialista em massagens. Sim! Adorava fazer massagem e conversar. E realmente foi uma das pacientes que mais gostei de conversar, com ela o astral era positivo, algo difícil de se encontrar por lá....



O Transtorno Afetivo Bipolar (antigamente chamado de Maníaco-depressivo) é um transtorno de humor em que o paciente intercala uma fase maníaca, de agitação, entusiasmo com uma fase depressiva, de lentidão, tristeza. Essas fases podem durar anos, meses, semanas, dias ou até mesmo horas e entre essas fases o paciente pode ter períodos de normalidade.
Durante a fase depressiva, o paciente pode se sentir culpado por atos feitos, sentir uma tristeza grande, perda da libido, distúrbio de apetite entre outros sintomas comuns na depressão.
Na fase maníaca é comum o paciente ter um sentimento de superioridade, ser eufórico, falar alto, ter grande idéias, ser desinidido entre outros sintomas.


Aqui vai um vídeo que achei muito interessante, mostrando que é uma patologia mais comum do que imaginamos.....

Um comentário:

  1. Olá...
    Nossa, seus textos são ótimos...mostra que além de tudo o médico é uma pessoa que sente também. Quando estamos convivendo nesse mundo (digo hospitais, clinicas e consultas), vemos que uma internação, por exemplo, não é por que o médico não foi com a minha cara, mas sim para nosso próprio bem. Enfim, e as definições das doenças seguindo no fim do post é excelente, o que falta em muitos é informação, a falta dela gera preconceito, as caras de dó, dentre muitas outras coisas...

    Enfim...continue o bom trabalho...

    Abraços...

    ResponderExcluir