domingo, 22 de fevereiro de 2009

Ouvindo vozes....

Devido a minha volta as atividades acadêmicas fiquei um tempinho sem postar aqui....mas de fim de semana tentarei sempre dar uma atualizadinha. Todos os comentários que me deixam estou respondendo logo abaixo de onde foi deixado! Fico feliz de ver que alguns colegas compartilham o mesmo gosto na medicina.
Me perguntaram se já vi algum caso de psicose, a resposta é que já vi vários, já que há muitas doenças com quadros psicóticos, especialmente a Esquizofrenia.

A primeira vez que vi uma paciente com esse quadro foi logo no começo do meu estágio, sua doença em si não me lembro bem, mas achooooo (não tenho certeza) que era TOC (transtoro Obcessivo Compulsivo). Lembro que a paciente contava sua história, mas ao mesmo tempo parecia muito incomodada com algo não identificável. Comecei a perceber que em certas horas ela não estava conversando nem com o médico, nem conosco, e sim parecia estar falando sozinha e para dentro (chamamos isso de Mussitar). Foi então que o médico perguntou a ela se por acaso ela estava vendo ou ouvindo algo, e ela respondeu airmando estar ouvindo vozes.
O que exatamente essas vozes falavam não me lembro muito bem, mas lembro que essas vozes a xingavam, diziam coisas ruins para ela, as vezes até a incentivando a se matar....(imagino como dever ser horrível alguém na sua cabeça fazendo isso e não ter como tirar, já que é algo que não "existe"...)

Respondendo a pergunta para determinados estados psicóticos como era o caso dessa paciente, geralmente se usa os medicamentes "antipsicóticos" para o controle desses sintomas. Alguns nomes famosos são o Haloperidol (famoso Haldol) , Droperidol e alguns neurolépticos.

2 comentários:

  1. Nossa, demais.

    Continue poostando!

    E quanto a relatos espirituais? Mediunicos relacionados a esquizofrenia. Já ouviste falar?
    Qual tua opnião?

    ResponderExcluir
  2. Olá Erickson, tudo bem?
    Relatos espirituais já vi sim, já vi alguns casos em que o paciente relata que ve o marido, ou então que ouve espiritos gritando coisas para eles, como esse caso dessa paciente.
    Os Esquizofrenicos tem uma tendência a esse tipo de relatos pois o quadro deles geralmente cursam com quadros psicóticos....mas isso existe em muitas outras doenças psiquiátricas.

    Agora eis a questão, será verdade que eles eles veem, ou será coisa realmente da mente?

    Eu acredito sinceramente em ambos, mas nunca vi um doente até hoje que tenha me convencido que era real.....porém acredito que isso possa existir sim.
    E deixo a pergunta a você, em que acredita??
    =)

    Belladona

    ResponderExcluir