sábado, 7 de fevereiro de 2009

De cara com um submundo real....

Na segunda vez que voltei à Psiquiatria, voltei ansiosa para ver o que encontraria, qual o quadro que encontraria, sua história.... Nesse dia assisti a uma internação de um homem jovem, de uns 30 e poucos anos, negro, com um físico invejável, atlético, acompanhado por sua esposa também jovem e seu filhinho, um menininho de uns 2 aninhos.
Ao ouvir a história que o levara a buscar internação percebi que ele estava envergonhado, olhar baixo, voz baixa, mãos cruzadas e pernas inquietas.
Ele estava ali procurando ajuda por ser um usuário de drogas (na psiquiatria usamos o termo "drogadito" para pacientes usuários de drogas), mais precisamente de crack. Já havia passado por outras internações anteriores, todas resultando em fulga ou abandono do tratamento, o que facilmente o levou de volta ao mundo do crack. Nos disse que estava passando por uma fase que não aguentava mais, por sua esposa e filho, já que afirmou que muitas e muitas vezes chegou a não ter dinheiro para comprar comida para eles porque já havia gasto todo o dinheiro com a droga. Dizia que ambos não mereciam isso, e queria se tratar para dar o melhor a eles.
Sua esposa durante a entrevista comentou certos episódios tristes de acreditar. Contou que um dia ao chegar em casa não tinha como fazer comida para o filho, pois o paciente havia vendido durante o dia o botijão de gás que eles tinham, e que nao havia dinheiro em casa pois ele havia gasto tudo na droga. Certa vez ela chegou no prédio onde morava e se deu conta que seu apartamento estava sem a janela! (sim, ele vendeu a janela para comprar droga). Assim como muitos outros episódios semelhantes que ela já havia passado nesses anos casada com ele.
Todavia, ela me pareceu gostar muito dele e estava lá o apoiando, prestativa e esperançosa.
Voltei para a Psiquiatria na semana seguinte e dei de cara com esse paciente, o cumprimentei e perguntei como estava indo com o tratamento (já a fase de desintoxicação de droga é uma fase terrível) e ele me disse que estava indo bem. Estava lúcido e com uma aparência boa. Comentou comigo que iria na mesma semana ter q sair um dia para resolver uma papelada do trabalho, mas que tentaria voltar.....eu disse: epa, tentar voltar porque??? ele me respondeu que não é fácil voltar uma vez que estava em contato com a rua.
Depois de 15 dias volto e reparo que não estava mais lá....perguntei se ele já havia tido alta, e me respondem que ele não voltou.....
Até hoje não sei mais o que se passou com esse paciente, mas infelizmente imagino onde ele estaria na noite em que não voltou....
Infelizmente o mundo das drogas, especialmente o crack, é um mundo muitas vezes sem volta, a droga consome literalmente a pessoa, e ou ela muitas vezes acaba morrendo ou acaba na cadeia. Geralmente não temos essa consciência por não termos convivência com esse tipo de situação, mas quem esta de fora e vê o mundo em que essas pessoas se submeteram concerteza pensará muito a respeito....triste? realidade muito comum.

Curiosidade: Porque o crack vicia tão rápido?



O crack nada mais é do que a cocaína transformada com química em uma substãncia mais forte, geralmente em forma de pedra para ser fumada, mas também é usada injetada.
O crack quando fumado em cachimbos, é queimado e seu vapor vai para os pulmões, onde acaba caindo rapidamente na corrente sanguínea. Uma vez no sangue, ela vai para uma região no cérebro onde interfere com um menssageiro químico (neurotransmissor) chamado dopamina, responsável pela sensação de prazer do organismo, comum quando nos alimentamos, liberado no sexo e etc. O crack evita que a reabsorção normal dessa dopamina ocorra, fazendo com que ela fique por mais tempo "ativa" no organismo e gerando, assim, uma grande sensação de excitação e euforia no usuário.
Mas ao mesmo tempo o crack ativa uma área no cérebro chamada "sistema de recompensa" , e quando a euforia do efeito da droga passa, esse sistema é ativado gerando mal-estar, depressão e outras sensações desagradáveis. Assim, surge o grande desejo de usa-lo mais uma vez para aliviar esses sintomas e sentir novamente a euforia e bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário