sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A primeira visita....

Acho que todos na verdade sempre sentem um aperto, um medo, um sentimentos estranho que seja, quando o assunto é Psiquiatria. Desde a antiguidade ela é tida como algo assustador, algo rejeitado pelo mundo normal...os loucos, a idéia de se ter perto um louco chega a incomodar muitas pessoas, e não vou mentir que na minha primeira visita à ala Psiquiátrica também deixei tomar conta de mim um sentimento de medo, misturado com curiosidade, afinal, como será que são os "loucos" que tanto ouvimos histórias?
Sempre fui muito curiosa a respeito disso, motivo pelo qual ingressei nesse estágio da faculdade. E eis que como primeiro dia de estágio, lá estava eu indo para a ala Psiquiátrica.
Para começar portas trancadas, para entrar, uma campainha para chamar a enfermeira. Uma vez dentro do hall, mais uma porta trancada que a enfermeira abriu com seu molhinho de chaves.
"O que será que tem lá dentro?" era tudo o que pensava e queria saber...."e se vierem pra cima de mim, e se me baterem?" quem disser que nunca pensou nisso dou o troféu da braveza, pois até hoje um ou outro paciente me desperta tal pensamento, mas é raro.
Ao entrar vi vários pacientes andando pelo corredor, outros sentados comendo no refeitório....Alguns me abordaram falando oi, apertando a mão e até mesmo acompanhando onde ia, todos tranquilos e respeitando muito a figura da "Doutora" (já que estou sempre de branco....eles realmente respeitam muito a figura médica lá).
Sentei para conversar com um moço, de quase a mesma idade que eu, que estava almoçando no refeitório. Durante o começo da conversa não conseguia tirar os olhos do refeitório inteiro, vijiando cada canto ainda apreensiva com o que poderia acontecer. Mas ao passar da conversa relaxei e esqueci o ambiente que estava. Conversei com esse moço que possuía um transtorno de personalidade Borderline (resumido mais tarde) e vi que era um jovem igual a qualquer um, com uma familia, namorada, uma vida, e que estava ali por uma doença como qualquer outro paciente de um hospital. Se havia algum medo, preconceito quanto aqueles pacientes, ficou naquela conversa. E pude perceber isso quando o médico/prof meu foi abordado por uma paciente de meia idade, que possui Esquizofrenia, e que falava com certo tom de raiva que não gostava daquela cor de camisa, que tinha de ser de outra cor. Certamente se fosse há 15 minutos eu estaria querendo ir embora de qualquer jeito....mas não quis, achei uma certa graça e fiquei curiosa na história dela, mas essa fica para outro dia como realmente demorei para saber!

O que é Transtorno Borderline??

Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é definido como um transtorno de personalidade grave caracterizado por desregulação emocional, raciocínio “8 ou 80” (“branco e preto”, totalmente bom e totalmente mau) extremo ou cisão, e relações caóticas. Borderlines são extremamente impacientes, têm dificuldade em esperar, querem tudo na hora e não conseguem tolerar decepções e frustrações, além de ser muito difícil conseguirem concluir alguma tarefa persistente; tentam, enrolam, dão inúmeras voltas naquilo que deve ser feito mas não têm estabilidade, paciência e persistência o suficiente para levar adiante. (Wikipédia -
)

3 comentários:

  1. Olá Belladona! Sou estudante de medicina, e quero ser psiquiatra...
    Acho que como um resumo para o que é o "Transtorno Borderline" a descrição encontrada na Wikipedia vale, mas eu a considero um pouco extremista.
    Acredito que este link contenha uma descrição um pouco melhor... Talvez você goste. ^^
    http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=184
    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Olá Osmar!
    Primeiramente agradeço pelo link! Coloquei uma descrição do wiki para ficar uma coisa mais "leiga" possível. Mas achei o seu link ótimo, com uma linguagem fáci e com certeza selecionarei muitos temas de lá! =)
    Obrigada colega!

    Belladona

    ResponderExcluir
  3. ^^
    Acho que eu é que tenho de te agradecer pelo ótimo blog!
    É bem redigido, com informações para toda e qualquer pessoa.
    Colega? Bem... daqui há pelo menos mais 5 anos eu possívelmente estarei entrando na residência de psiquiatria.
    Meus parabéns!
    É bom "ouvir" suas histórias.
    Bjo!

    ResponderExcluir